segunda-feira, 16 de julho de 2007

O Plantel 2007 / 2008

Estou moderadamente optimista em relação ao plantel desta época.

Deixa-me no entanto preocupado o facto de os reforços virem maioritariamente de países de Leste. Não por xenofobia, ou que ponha em causa as suas capacidades ou potencialidades (embora nunca tenha visto nenhum jogar e o youtube possa, por vezes, ser mau conselheiro) ou mesmo que duvide da competência de Paulo Bento ao dar o seu aval ás contratações, mas sim porque penso que anda alguém a encher o bolso á conta do Sporting.
Depois de durante anos termos alimentado empresários que se movimentam na América do Sul, porquê desta súbita viragem a Leste? È no mínimo curioso, mas o futuro o dirá.

A minha análise do plantel deste ano:

Guarda-redes:

Com a saída do Ricardo, penso que será necessário tempo extra para criar automatismos entre os guarda-redes e a defesa, salvo se for o Tiago titular. Situação essa que não me agrada de forma alguma. Rui Patrício tem potencial, embora o Campeonato do Mundo tenha servido para por água na fervura. Acho que ainda não chegou a sua altura. Stojkovic é uma incógnita. Espero que não se confirme o que se diz dele em Nantes e em Maiorca: Guarda-redes de "engate", capaz do melhor e do pior.

Até prova em contrário, penso que estamos mais fracos neste sector, embora Ricardo não fosse um guarda-redes perfeito. Longe disso!

Defesa: Centro:

Polga e Tonel são o que conhecemos. Excelentes! Gladstone tem cartel, jogou na Juve e é internacional Brasileiro. Embora jovem, tem potencial. Paulo Renato ainda é jovem demais para ser lançado aos lobos. Época para ganhar calo, com alguns jogos na Taça de Portugal.
Há ainda Miguel Veloso e, se Deus quiser, Caneira, para os imponderáveis que acontecem sempre durante a época.

Estamos mais fortes! Bom trabalho da SAD.

Defesa: Laterais:

Aqui a grande preocupação! Não temos nenhum lateral com qualidade para envergar a camisola do Sporting, embora Abel se destaque em relação aos restantes. Ronny é fraco a defender e inconsequente a atacar. André Marques defende razoavelmente mas ataca muito mal. O miudo dos juniores não conheço. Caneira está em Valencia a realizar testes médicos. São necessários dois jogadores que peguem de estaca, com maturidade e explosão, e uma vez que o Sporting joga sem extremos, que façam todo o corredor. Com os planteis praticamente fechados por esse mundo fora, vai ser tarefa homérica encontrar esses jogadores, mas acredito na SAD. Apesar do erro da renovação de Tello e de não se ter precavido em relação á saída de Miguel Garcia.

Até ver, estamos mais fracos...

Meio Campo: Defensivo:

Paredes, Miguel Veloso e Adrien Silva dão garantias. Desde que o primeiro jogue ao nível que nos habituou no Porto, em Itália e na Selecção e nos prove que a época passada foi um equivoco criado por forte instabilidade pessoal. Custódio ou Luís Loureiro poderão vir a fazer fazer falta, se não se confirmar este cenário. Só Veloso e Silva não é suficiente para cinco competições. A não ser que se recue Moutinho.... È no entanto de estranhar a redução de trincos no plantel.

Apesar de tudo, penso que estamos bem na mesma, muito devido a Miguel Veloso.

Meio Campo: Ofensivo:

Aqui estou confiante. Tanto Vukcevic como Izmailov são mais valias. Capazes de fazer esquecer Nani e Carlos Martins. Isto apesar do que escrevi no primeiro paragrafo. De Romagnoli e Moutinho já sabemos o que esperar: Excelência! Não quero acreditar, ao contrário do que se diz em algumas tertúlias, que o Argentino baixe de rendimento só porque já assinou contrato. Pereirinha, Farnerud e Pupo (será?) dão para as quebras, embora seja nos jogadores já mencionados que esteja o núcleo duro do meio campo ofensivo do SCP. Djaló poderá dar uma mãozinha se necessário e João Alves não será relembrado...

Ataque:

O que pensar de Derlei? Eu digo: não é pior que Bueno. E de Purovic? Tambem digo: Dá mais soluções que Alecsandro, nem que seja a libertar Liedson. Djaló?Mais maduro e entrosado. Liedson? Bem.... Deus é Deus.

Bastante mais fortes neste sector, penso eu...

Época no mínimo ao nível do ano passado, caso sejam resolvidos os problemas nas laterais, é o expectável deste Sporting Versão 2007 / 2008.

Saudações Leoninas.

Sem comentários: